5.Fundamentação Teórica
5.1. ALUNOS VIRTUAIS AUTODIDATAS
Cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem e cada um difere do outro pelo seu nível de dificuldade e de experiência de vida. Assim como também temos várias diversidades de mídias que se convergiram para a multimídia e o computador. Isso auxiliou o processo de aprendizado originando uma nova geração de aprendiz: o aluno virtual.
A entidade ou instituição que oferece cursos direcionados a este nicho de alunado devem estar atentas ao desenvolvimento de práticas e métodos que venham auxilia-los de forma satisfatória possibilitando o aprofundamento dos conhecimentos oferecidos e melhor otimização de seus estudos.
A autoaprendizagem, ou o autodidatismo é uma das características principais de quem estuda na modalidade a distancia. O perfil do aprendiz, dentre outras características, é ser o próprio protagonista de seu processo formativo e de sua aprendizagem. Ele próprio exerce o controle sobre a seleção de materiais, das suas pesquisas e de seus estudos. Buscam informações de forma autônoma e independente.
[...] selecionam conteúdos, projetam estratégias de estudos, arranjam materiais e meios didáticos, identificam fontes humanas e materiais adicionais e fazem uso delas, bem como eles próprios organizam, dirigem, controlam e avaliam o processo de aprendizagem. (PETERS, 2001, p.95).
O aluno escolhe seus horários de estudos conforme seu biorritmo e disponibilidade, e como todo compromisso assumido deverá assumir as responsabilidades, atitudes e disciplina para aprender.
5.2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A seleção das mídias e do computador, os aparatos tecnológicos associados às TICs como a internet, trazem novas considerações sobre o processo de ensino e aprendizagem por apresentarem uma forma atualizada de linguagem e comunicação assumindo o papel mediador no processo de assimilação dos conteúdos e aquisição dos conhecimentos almejados.
O desenvolvimento de softwares com sistematização no ensino virtual como vídeo-aulas faz com que o aluno tenha o controle na construção do seu saber e possa ele mesmo desenvolver da melhor forma o seu próprio método de aprendizado.
5.2.1. MOODLE
Moodle é um pacote de software para a produção de cursos e websites em internet, fornecido gratuitamente mesmo sendo ele protegido por direitos autorais, oferece autorização para copiar. Pode ser instalado desde que respeite a licença do Moodle.
Moodle é o conjunto de iniciais para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientando a Objeto). Em linhas gerais os Moodle traz características que promove uma pedagogia sócio-construcionista, adequadas para aulas cem por cento online, interface baseada em navegadores de tecnologias simples, provido de vários módulos: tarefas, chats, pesquisas de opinião, fóruns, questionários, pesquisas e avaliações.
5.2.2. MOOC
O ritmo das mudanças obriga que os indivíduos busquem informações em tempo hábil para atender às suas demandas, e buscam essas informações através do ciberespaço, nas instituições formais ou informais, que venham a atender as suas exigências, no sentido de atualizar seus currículos e complementar sua formação, para que o mesmo cumpra seu papel nas sociedades atuais que exige que cada indivíduo seja um participante ativo e autônomo, e que da melhor forma saiba moldar as suas necessidades de tempo, de espaço e de comodidade.
Os Moocs, (Cursos Online, Abertos e Massivos, segundo Silva (2014, p.121, apud JUNIOR, 2015,p.06):
“A evolução da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem possibilitado a participação ativa do usuário como leitor e produtor de conteúdos, e favorecido o aprendizado contínuo. Este aprendizado, não ocorre somente nas escolas e universidades, mas também em outros contextos, como nas redes sociais, através de acesso a tutoriais, pesquisas, e MOOC, (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos Online Massivos).”
Os MOOCs são gratuitos e não exigem pré-requisitos, possuem acesso aberto e suporta uma escala massiva de estudantes.
5.3. ARTES VISUAIS
Artes Visuais substitui a antiga nomenclatura Artes Plásticas, abrangendo hoje um campo bem mais amplo que um trabalho plástico, pois envolve a questão da visualidade em todos os sentidos. As transformações estéticas trazidas pelas inovações tecnológicas da modernidade avanços na fotografia, nas artes gráficas, no cinema e nas performances estéticas.
E é neste contexto de união arte e tecnologia que o site Nação Wiki A autoaprendizagem virtual com foco nas artes visuais: o caminho para a construção da autonomia artística de professores e alunos fundamenta o seu ensino online para disponibilidade de cursos com respaldo na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.
Nos últimos anos os museus, centros culturais e megaexposições tem se preocupado em criar departamentos educacionais, e outras instituições que interessam em dar acesso à Arte a todas as classes sociais, operando transformação no ensino da Arte nas escolas.
5.4. OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Objetos de aprendizagem podem ser definidos como entidades digitais ou não digitais que podem ser usados no ensino com suportes tecnológicos. São utilizados com o auxilio do computador no ensino a distancia, com toda a metodologia que se utiliza de imagens, vídeos ou qualquer outro recurso educacional digital.
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) são uma revolução no campo da criação de imagens e produtos associados. Softwares de edição, como editar e imprimir, tecnologia celular e vídeos criam potencialidades pedagógicas para o ensino da Arte á distancia como contextualizado neste trabalho.
Fazer vídeos interativos, impressos, paginas, web, blogs ou comunidades sociais podem ser explorados no processo ensino-aprendizagem. Ferramentas básicas de edição de imagens, vídeos, sons, textos e ideias são OAs explorados no processo de ensino/aprendizagens.