2.Tema Problema
Como direcionar a autoaprendizagem das Artes Visuais rumo à construção da autonomia artística de professores e alunos?
A autoaprendizagem ou forma de aprender por si mesmo trata-se de um processo de aquisição de conhecimentos e experiências levados á cabo por um indivíduo de forma autônoma e independente. Esta modalidade fomenta a curiosidade, a disciplina, uma série de valores e hábitos além de um espírito crítico. Características de um autodidata.
É fundamental para a educação à distância o aprendiz estabelecer uma ação interativa com os materiais didáticos que agem como provocadores cognitivos, buscando aprender o que de fato lhe causa interesse, desenvolvendo a capacidade de reflexão sobre suas próprias experiências de também avaliação crítica. Nesta linha de raciocínio o autodidata deve alimentar constantemente esse processo de filtragem de informações que lhes são apresentadas diariamente.
O autodidata convive diariamente com a imensurável quantidade de informações e essa explosão de comunicações impõe o desafio de se criar novas formas de interpretação de dados e transforma-los em informações proveitosas.
A união das Artes Visuais e da Tecnologia desenvolve poéticas relacionadas às mídias digitais, que propõe desenvolvimento de conteúdos sobre as diversas criações artísticas em multimídias e conteúdos relacionados à história da arte, temas, criações, reflexões e críticas, disponibilizadas na forma de conteúdo educacional.
A ideia é que o site pedagógico NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS seja um repositório educacional capaz de romper as barreiras geográficas e temporais democratizando o acesso ao ensino das Artes direcionando a autoaprendizagem e construindo, dessa forma o verdadeiro desígnio para o qual foi criado: a autonomia artística de professores e alunos.