Espaços Artísticos em Goiás
Quando a escola avança além das salas físicas o aprendizado evolui!
O trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo ganha relevância a partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações culturais.
Através da Arte esse processo se desenvolve levando os alunos à apropriação e valorização de sua herança cultural aprendendo inclusive a usufruir destes bens.
O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
A Educação Patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido.
O diálogo permanente que está implícito neste processo educacional estimula e facilita a comunicação e a interação entre as comunidades e os agentes responsáveis pela preservação e estudo dos bens culturais, possibilitando a troca de conhecimentos e a formação de parcerias para a proteção e valorização desses bens.
É um processo de construção coletiva do que deve ser protegido para as próximas gerações.
Quer conhecer mais de Educação Patrimonial como tema transversal para sua aula de artes visuais? Clique aqui!
SÉRIE RELEITURAS
Releitura de Nu, 1912 - Amadeo Modigliani
Tinta sobre papel cartão 33x24 cms
Fonte: a autora