4.Justificativa
O autodidata se depara com a necessidade diária de gerenciamento de seu tempo e do escape do processo caótico da quantidade de informações que chegam sob a forma de e-mails, jornais, revistas, folders, recortes, bilhetes, livros, artigos e pesquisas, desencadeando um processo denominado de “ansiedade de informações”, termo este cunhado pela primeira vez pelo designer gráfico inglês Richard Saul Wurman em 1976. O site pedagógico NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS é concebido para que o autodidata gerencie com tranquilidade e diligência o leque de informações que tem à sua disposição. Numa plataforma de site pedagógico, os Objetos de Aprendizagem (OAs) são largamente utilizados para o suporte do aprendiz autodidata. As imagens, vídeos, áudios e softwares, geralmente são dinâmicos e interativos. Tutoriais, infográficos e páginas web são distribuídos em diferentes contextos e em diferentes ambientes do site que aliados a outros recursos digitais motiva o autodidata.
Uma plataforma ou software livre constitui uma ferramenta de apoio à autoaprendizagem porque permite o acesso aos cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho, comunidades de aprendizagem, onde o autodidata navega despretensiosa e intuitivamente rumo ao seu aprendizado.
Cogita-se que o projeto possa alcançar qualquer tipo de público, por se tratar de cursos online abertos e massivos, completos e livres, que é a proposta do site, para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
O e-learning democratiza o saber para todas as camadas sociais, pois permite que o conhecimento esteja disponível em qualquer hora e em qualquer lugar, convergente com a necessidade do aprendiz, pois conta com a facilidade de acesso, a flexibilidade de seus horários, a rapidez de atualização de conteúdos e dados. O seu ritmo de aprendizagem é definido pelo próprio aprendiz, a disponibilidade das informações é permanente, os custos são menores ou inexistentes. Presume-se que todas estas facilidades desenvolvem a capacidade do auto estudo e da auto-organização.